segunda-feira, 1 de julho de 2013

Nova colaboração

A partir de hoje teremos a colaboração do Cerimonialista e Mestre de Cerimônias Pompílio Geraldo Fidelis Neto nas postagens aqui do nosso espaço virtual.
Nosso colaborador é atualmente presidente da Associação Nacional dos Organizadores de Cerimônias Universitárias nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras - FORCIES - e foi eleito durante o VI Encontro Nacional de Cerimonial Universitário, acontecido em Florianópolis, no mês passado. 
Trabalha na Universidade Federal de Santa Catarina e atua há muitos anos no ramo de Cerimonial e Protocolo.
Como participação inicial, teremos a primeira de uma série de dicas que serão enviadas para enriquecer nosso blog:


DICAS DE CERIMONIAL...

Os quatro símbolos nacionais (Hino, Bandeira, Selo e Armas) tem o mesmo nível hierárquico, não há precedência entre eles. Só somos obrigados a virar para a Bandeira Nacional é no seu dia ,19 de novembro. Quando tocado o Hino Nacional na abertura de um evento, a precedência é do público. A postura correta é simples, fica-se em pé, em posição de respeito, com os braços prolongados ao longo das pernas. Os integrantes da mesa apenas se levantam e ficam na posição de respeito e olham para frente, e o público olha para mesa diretiva.
 Ninguém se volta para a Bandeira Nacional, muito menos as autoridades da mesa. Nunca os componentes da mesa podem dar as costas ou os ombros ao público.Ocorrendo isso comete-se um desrespeito com um dos elementos essências da nação, o povo.

 Pompílio Geraldo Fidelis Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário