terça-feira, 2 de julho de 2013

DICAS DO CERIMONIAL II



Roteiro ou Script

Peça fundamental em um evento, de tamanho ou relevância que for, é o Roteiro ou Script. Bússola que da o norte e orienta o trabalho do Cerimonialista, Mestre de Cerimônias, recepcionistas, sonoplasta e presidente da mesa.
No topo da primeira página precisa conter  logomarca da instituição que está promovendo, nome do evento, data, hora, local.
Antes do início (3 minutos), destacar a solicitação para o desligamento dos celulares. Como primeira palavra oficial, os cumprimentos pelo Mestre de Cerimônias aos presentes, seguido da composição de mesa diretiva (cuidadosamente elaborada seguindo a precedência), sempre destacando primeiro o cargo e após o nome do eventual ocupante. Após composição da mesa, destacar as autoridades "que se identificaram junto ao cerimonial". Como primeira intervenção do Anfitrião o mesmo declara aberta a sessão e convida os presentes para cantar-se o Hino Nacional Brasileiro.
Segue então o Roteiro focado na atividade principal do dia (inauguração, posse, outorga, homenagem, lançamento... cada um com seu texto próprio, sendo que a parte central do roteiro será a mais extensa. Concluída a atividade principal, iniciam-se os discursos (máximo 5 minutos) em ordem inversa da composição da mesa diretiva, ficando a palavra final para o presidente ou anfitrião. Em caso de exigência de lei ou costume local, ouve-se o hino do estado antes de declarar encerrada a sessão. Não esquecer que as folhas precisam estar numeradas, com fonte grande e legível. A organização tem que estar 100% , pois em todos esses anos atuando em eventos, nunca terminamos um evento sem rabiscos e alterações ocorridas em função de imprevistos demandados principalmente pelos convidados e integrantes da mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário