segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CERIMÔNIA DE POSSE DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF

Evento começa às 14h do dia 1º de janeiro e deve durar mais de seis horas
A presidente eleita, Dilma Rousseff, e seu vice, Michel Temer, tomam posse no dia 1º de janeiro. O evento está marcado para as 14h e começa com a sucessora de Lula embarcando no Rolls Royce presidencial, em frente à Catedral de Brasília, para o desfile em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional.
Programação do dia da posse:



A equipe que organiza a posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, que ocorre em 1º de janeiro em Brasília, já preparou um plano B caso chova durante a cerimônia.

Se isso acontecer, Dilma desfilará em um carro fechado, um sedan presidencial, e não no Rolls Royce, que é aberto. Ao chegar ao Congresso, ela não subirá a rampa de mármore branco que dá acesso ao Salão Negro, mas passará pela chapelaria, uma entrada coberta e no subsolo.

Na saída do Congresso, a presidente eleita também pegará um carro fechado para seguir ao Palácio do Planalto. E não poderá subir a rampa de mármore para encontrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Terão que usar a entrada que fica no andar térreo do prédio.


Ninguém se arrisca a fazer uma estimativa de quantas pessoas acompanharão a posse de Dilma. Além da população, que deve lotar a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes, centenas de políticos e autoridades internacionais estarão em Brasília para os eventos.

A primeira posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, reuniu entre 70 mil e 120 mil pessoas nas ruas de Brasília. Já na segunda, em 2007, o número não chegou nem a 20 mil.
 


Cerca de 1.000 pessoas de todas as forças de segurança federais irão atuar na cerimônia de posse da presidente eleita Dilma Rousseff no próximo domingo (26). Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Federal e Gabinete de Segurança Institucional atuarão com carros blindados, helicópteros, atiradores de elite e equipes de defesa química, biológica e nuclear para garantir a segurança do evento.

A necessidade de tanta mobilização decorre do fato de que Dilma circulará em carro aberto em meio a milhares de pessoas. De acordo com o chefe da Comunicação Social do Comando Militar do Planalto, coronel Carlos José Penteado, as medidas de segurança são parecidas com as de posses anteriores, uma vez que a cerimônia também é semelhante.

Segundo o coronel, o grupo que atuará na segurança do evento será formado na próxima terça-feira (28) e só será desfeito quando o último chefe de Estado estrangeiro que venha ao Brasil acompanhar a cerimônia deixar o país.

O coronel Penteado destacou que atiradores de elite estarão presentes em locais estratégicos para vigiar a população, mas não especificou onde por motivos de segurança. O coronel afirmou que os “níveis de atuação” dos atiradores vão desde a abordagem a algum suspeito até o efetuo de disparos num caso de ameaça grave.

O número total de pessoas que atuarão na posse, entre forças de segurança, equipe do cerimonial e apoio e diplomatas ainda não está fechado, mas o coronel Penteado o estima em cerca de 3.000.

De acordo com o chefe do cerimonial do Itamaraty, embaixador George Prata, 30 autoridades internacionais já estão confirmadas na posse. Entre eles, os chefes de Estado de Colômbia, Venezuela, Bolívia, Peru, Uruguai, Paraguai, Suriname e Chile. Estão confirmados também chefes de governo, como primeiros-ministros, e vices. Representando os Estados Unidos, estará presente a secretária de Estado, Hillary Clinton.

Cerca de 50 diplomatas do Itamaraty atuarão na recepção das autoridades internacionais. Eles irão recepcionar os estrangeiros no aeroporto e na Base Aérea de Brasília.

Colaboração de Ray Garbelotti 

2 comentários:

  1. um monte de dinheiro gasto a toa

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo
    Agradeço sua participação mas quero discordar: não votei nela mas a maioria votou. Ela passa a ser a governante de todos e merece toda pompa e protocolos como qualquer chefe de estado eleito pelo povo. Os gastos fazem parte de uma festa e de uma cerimonia que envolve milhares de detalhes.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir