segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Campos terá I Festival de Economia Solidária

 

Campos terá o seu primeiro Festival de Economia Solidária nos dias 16 e 17/12 (quinta e sexta-feira) nos Jardins do Palácio da Cultura. O I Festival de Economia Solidária Luxo do Lixo Fazendo Arte é uma iniciativa conjunta da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF (ITEP), Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, Ecoanzol e Recicampos. O objetivo é divulgar e comercializar produtos de moda e confecção, artesanato, móveis, decoração e alimentos, dentro da ótica da Política Nacional de Economia Solidária.
- Trata-se de um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para se viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem - diz a coordenadora da ITEP, Nilza Franco Portela
Segundo Nilza, o Festival é mais um passo na criação da Rede Solidária Norte Fluminense, que está sendo organizada pela ITEP. A moeda de compra será o "Motirõ", já utilizado pela primeira vez durante o II Encontro de Economia Solidária da UENF, realizado em maio. Para adquirir a eco-moeda social Motirõ  basta levar óleo de cozinha usado ou materiais recicláveis limpos (pet, tetra pak, bijuterias velhas, papelão, latinhas, restos de materiais de confecção e indústria do couro etc).
- É importante que a economia solidária esteja se tornando uma política pública em Campos O Festival é a representação dos avanços da economia solidária no município e região. Será um espaço concreto para manifestações culturais espontâneas, de concretização de ações com responsabilidade ambiental e de valorização de outras formas de economia - explica Nilza.
Os expositores devem se inscrever através dos telefones 27280212 (Secretaria de Família e Assistência Social, com Marilda ou Célia, do Setor de Economia Solidária) ou 99442710 (Palácio da Cultura, com Luiza). Já os artistas que queiram se apresentar (músicos, cantores, dança de grupo, conjuntos musicais e outros) devem ligar para Cheyeny, na Fundação Cultural (2733 7658 e 09545909). Mais informações podem ser obtidas com Nilza (2739 7335 e 81176431).
Durante o Festival, serão realizadas também oficinas e palestra, com inscrições feitas na hora. Veja a programação:

Oficinas

16/12 (Quinta-feira)
9h às 11h - Mosaico com reciclado
13h às 15h - Bijouterias com reciclado
15h às 17h - Tear

17/12 (Sexta-feira)
9h às 11h - Flores tecido
13h às 15h - Furochic
15h às 17h - Patchwork


Palestra

16/12 (Quinta-feira)
11h - "Economia Solidária - Uma outra economia é possível" (Nilza Franco Portela)


Fonte: www.uenf.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário