quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Um alguém lendo

Imagina uma cena: alguém tentando realizar uma formatura vê um sujeito ali perto, sem fazer nada e pergunta:
- Você sabe ler? Quer ganhar uns trocados?
O “camarada” até sabe ler e precisando de uma graninha diz:
-Tô dentro chefia. Que que tu qué?
- É que vamos fazer uma formatura aqui e você só precisa ficar aqui na frente deste “troço”(púlpito) e ler estas folhas (roteiro) bem aqui no microfone. No final de tudo vou te dar um galo (R$50,00).
- Só isso? Moleza! Show de bola, “mermão”.
(foto meramente ilustrativa)
Iniciada a pretensa cerimônia, lá está o pobre coitado sem preparo nenhum, sem as vestes adequadas, sem treinamento, sem conhecimento de Cerimonial ou mesmo do que seja uma cerimônia de colação de grau, sem ter conhecimento com a necessária antecedência do inteiro teor do roteiro, sem conhecer a correta pronúncia dos diversos nomes a serem lidos e tantas outras coisas. Afinal alguém precisa estar ali e já está “rendendo um qualquer” está ótimo.
Será que teremos realmente um boa solenidade? Será solene? O público, os formandos, o contratante, a direção da instituição ficarão satisfeitos?
As respostas serão sempre NÂO!
Um Mestre de Cerimônias não é, nem pode ser, um simples leitor de roteiro.
Começando pelo preparo para a função, passando por noção do protocolo, das normas de Cerimonial, do conhecimento sobre voz e entonação, pela vestimenta, pelo domínio de palco e do microfone, pelo comportamento discreto mas imponente, por se preocupar com detalhes que parecem bobagens, e tantos e tantos pormenores.
Fazer cursos, ler livros, assistir diversos e incontáveis eventos, analisar sua própria atuação e a de outros profissionais, sempre e de forma contínua, são providências imprescindíveis para que um verdadeiro Mestre de Cerimônias tenha um desempenho satisfatório.
Saber ler praticamente todo mundo sabe.
Não basta saber ler, ter “cara de pau”, ou ser conhecido de alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário