domingo, 10 de julho de 2011

Com que roupa?

Sempre que se pensa em ir a um casamento, uma pergunta é inevitável: com que roupa eu vou?
E não é para menos pois normalmente temos que ir à igreja e/ou ao cartório e depois à recepção.
Padrinhos e madrinhas precisam se esmerar nos ternos e nos longos, mas a maioria dos outros convidados precisa mesmo é se vestir de forma social.
Pelo menos esse é o pensamento que passa pelas mentes de quase a totalidade das pessoas de dom senso.
Mas alguém pode perguntar: social por que?
Veja:   gasta-se uma fortuna para realizar um casamento: salão de festas, igreja, cabeleireiro, alianças, cerimonial, pessoal de apoio, "comes e bebes" e tantas outras coisas, inclusive o vestido da noiva e o traje do noivo.
Pais e mães, padrinhos e madrinhas também gastam com os trajes que, por vezes, obedece às exigências da noiva quanto ao modelo e a cor.
Se voce foi convidado deve prestigiar quem os convidou e respeitar tanto a tradição quanto aos dispendiosos preparativos que os organizadores do evento tiveram que se ater.

Não é possível que voce, convidado para um "casório", vá até lá com a mesma roupa que voce iria ao shopping, ao dentista ou à padaria da esquina; primeiro porque se trata de um evento social e não uma saída rotineira e segundo porque voce tem que corresponder ao apreço de quem lhe convidou, usando uma roupa melhor, mais elaborada e mais condizente com um momento especial. E se é um momento especial para quem lhe convidou, mas não é especial para voce, então não vá. Se voce for, respeite a ocasião e até os gastos de quem está lhe recebendo.
 Voce poderia até argumentar que tem um estilo despojado ou moderninho e essas coisas, mas o que fica mesmo é que voce está sendo relaxado, deselegante, desrespeitoso, mal-educado e ofensivo até. 
Chego a dizer que o homem quando está usando terno, mesmo se estiver com muito calor, não deve tirar o paletó antes de o noivo fazê-lo, pois se ele pode resistir, por que voce não pode?
É como se um amigo lhe convidasse para ir almoçar em sua casa e voce chegasse lá sem camisa ou viesse a tirá-la no local, sem a autorização do dono da casa.
Da mesma maneira que uma pessoa não precisaria ir de roupa social a um churrasco à beira de uma piscina num domingo pela manhã, não poderia ir de trajes de banho a um aniversário de alguém, o qual seria comemorado em um salão de festas num sábado à noite. É uma questão de coerência e de noção.
Portanto, da próxima vez que voce receber um convite para um casamento, uma formatura, um churrasco ou um aniversário infantil, reflita um pouco sobre com que roupa deve ir.
E lembre-se: se voce for convidado para uma festa temática em homenagem a um Vascaíno, não precisa ir com a camisa do Vasco se voce não torce pelo time de São Januário, mas também não deve e não pode ir com a camisa do rival, por uma questão de deferência ao homenageado e porque voce não quer parecer um sem-noção que só foi lá para afrontar quem lhe convidou.

Um comentário:

  1. nunca tinha olhado por esse angulo. que e muito estranho ver alguem de tenis e camisa careca nun casamento isso e verdade.

    ResponderExcluir