O que é cerimonial e protocolo?
“Cerimonial é a atividade do homem singular ou do homem plural, para criar ou aumentar seu espaço psico-emocional e sócio-cultural e/ou para comunicar ao outro ou outros, do respeito por aquele espaço que lhe corresponde, dentro de um contexto motivacional”.
Nelson Speers
“Protocolo é o conjunto de normas para conduzir atos oficiais sob regras de diplomacia, tais como a ordem de precedência. Ordena as regras do cerimonial e controla sua execução. É a aplicação prática e concreta do cerimonial.
Cerimonial é a técnica de conduzir cerimônias, assim com a seqüência lógica de programas, recepção, acesso ao evento e outros fatos. É a publicação do protocolo, ou seja, suas regras.”
Maçonaria – “Grande Oriente do Rio Grande do Sul”
“O protocolo codifica as regras (ligadas de forma intrínseca à etiqueta social) que regem o cerimonial, cujo objetivo é dar a cada um dos participantes de um ato público as prerrogativas, privilégios e imunidades a que têm direito. O cerimonial é todo o conjunto destas formalidades específicas de um ato público, que envolve a utilização de indumentária própria, a ordem de precedência e o cumprimento de um ritual. O cerimonial e o protocolo fazem parte dos eventos em geral e do dia-a-dia das pessoas.”
Assessoria de Comunicação e Marketing do Centro Universitário
de Sete Lagoas - UNIFEMM
“Cerimonial é o conjunto de formalidades, regras e normas, a serem seguidas na organização de uma cerimônia oficial, em especial, definindo a sua seqüência lógica e regulando os diversos atos que compõe. É o conjunto de procedimentos a serem observados em atos solenes ou festas públicas.”
Manual de cerimonial do governo do Estado de Santa Catarina
Muitas são as definições para Cerimonial e Protocolo e decidimos não tentar conceituar mas sim exemplificar.
Quanto se recebe em casa amigos e familiares para algum tipo de comemoração, procede-se a vários tipos de providências para tanto: convite (pessoalmente, por telefone, por e-mail, impresso); quantidade de pessoas esperadas; o ambiente para os convidados; a limpeza; a arrumação; qual a quantidade e o que servir em matéria de comida (tipos de carnes e canapés – em caso de aniversário, bolo, docinhos, lembrancinhas) e de bebidas (refrigerantes, água, cerveja, vinho, uísque) de acordo com o perfil da lista de convidados; o entretenimento; profissionais para os diversos tipos de trabalho; quantidade de mesas e cadeiras; copos, talheres, pratos, guardanapos; estacionamento para os veículos e muito, muito mais.
Costumo dizer que não dar valor ao Cerimonial seria o mesmo que pensar que, para se fazer uma simples festinha de aniversário de uma criança, basta comprar um bolo e alguns refrigerantes e tudo estaria resolvido. No entanto, mesmo para um simples aniversário são necessários diversas providências, que vão muito além de um “bolinho” e um refrigerante. Quem já entrou numa experiência dessas sabe. Imagine agora a quantidade de detalhes acerca de uma Cerimônia de Colação de Grau, por exemplo.
No planejamento, organização e execução de uma formatura, além de um número enorme de pormenores, ainda se verifica se a instituição impõe regras acadêmicas e protocolares, a pronúncia correta dos nomes de formandos, professores, homenageados, a quantidade de formandos e de professores, o palco, cadeiras, tablados, iluminação, sonorização, apoio, mestre de cerimônias, script, decoração, convites, e ainda a parte legal como alvarás judiciais e o recolhimento dos direitos autorais. E com certeza ainda falta muito para relatar. Assim também é em todo tipo de evento como posses, inaugurações, entrega de títulos, aberturas de trabalhos científicos, políticos, esportivos etc.
Normalmente o cerimonialista é chamado para atuar na organização de um evento já quando está prestes a acontecer: o roteiro, o mestre de cerimônias, as bandeiras, a mesa etc, mas tal profissional (embora ainda não reconhecida como profissão) deveria atuar desde o embrião do evento, auxiliando no público alvo, na logística, nos profissionais envolvidos até a desmontagem e retirada do material, para que os idealizadores daquele evento tivessem como preocupação maior, ou única, o objetivo idealizado.
Da próxima vez que você for a algum tipo de evento (de qualquer tipo e grandeza) tente observar os detalhes e pensar em quem preparou tudo aquilo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário