segunda-feira, 29 de junho de 2009

Quando toca o Hino Nacional

Muito tenho visto sobre posicionamento e atitudes de pessoas comuns e autoridades, por ocasião da execução do Hino Nacional Brasileiro na grande maioria dos eventos. As normas de Cerimonial e Protocolo, as leis pertinentes e diversos artigos de estudiosos sobre o assunto, são unânimes em dizer que não há nada que justifique qualquer atitude outra, senão a de "posição de respeito".
Não se admite nem se justifica voltar-se para a Bandeira, ou colocar a mão no peito nem se manifestar de alguma maneira.
Deve-se ficar em pé, com os braços para baixo e de frente para onde se estiver. Se na plateia, fica-se de frente para o palco; se no palco, fica-se de frente para o público. Deve-se ainda evitar ficar sentado, com mão no bolso e/ou fazendo algum barulho desrespeitosamente.
A principal justificativa é que o Hino Nacional é um dos símbolos nacionais, assim como a Bandeira Nacional, as Armas e o Selo Nacional e não há nenhuma precedência entre eles - um símbolo não é mais importante do que o outro .
Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário