terça-feira, 1 de março de 2011

Abrir uma "igreja"


O Sociedade Blog trouxe ontem uma reportagem que teria sido publicada na Folha de São Paulo sobre instituições ditas religiosas.
É realmente fácil ver por todo lugar que passamos sempre uma nova portinha aberta com alguém gritando loucamente "em nome de Deus". É igualmente fácil vermos pessoas sedentas de conforto espiritual tanto quanto desprovidas de senso crítico, acreditando em tudo que se diz naqueles lugares, principalmente quando o assunto é a tão famosa "contribuição" para a "Casa do Senhor". Pessoas simples que muitas vezes vivem com muito pouco se dispõem a dar em nome de uma fé, de uma crença, sem perceber que, em muitas vezes e não em todas, aquilo não passa de um negócio.
E não estamos nos referindo àquelas instituições sérias com seus pastores comprometidos com o bem dos fiéis, que trabalham arduamente em até mais de um lugar para alcançar um objetivo verdadeiramentesublime. Criticamos aqui somente os espertalhões que vivem da exploração da fé.
 Pela tal reportagem que pode ser vista em http://sociedadeblog.blogspot.com/2011/02/vou-abrir-minha-igreja-e-ja-volto.html, podemos contar 110 (cento e dez) "igrejas" abertas no ano passado somente até o mes de setembro.
Acho que tem uma letra de música que traduz um pouco da reportagem:

Templo é Dinheiro

Miami Bros.

Composição: DJason
Tu ta desempregado
Anda a pé sem um tostão
O seu bolso ta furado
O que entra cai no chão
Vou lhe dar um conselho
é melhor tu se ligar
Se tu quer ganhar dinheiro
Vai pra Igreja S.A.
Templo é Dinheiro
Chegando na Igreja
Faz um curso pra Pastor
E já estará pregando
A palavra do Senhor
Simula um milagre
Faz o cego enxergar
O surdo agora escuta
E o aleijado pode andar
Templo é Dinheiro
Pra ninguém desconfiar
Prega com convicção
Vai parecer uma micareta
Os fiéis tirando o pé do chão
Templo é dinheiro
Ninguém tasca eu vi primeiro
Os irmãos colaborando
de janeiro a janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário